terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Livo - Objeto esquecido



Boa tarde galera! Nessa tarde quente de terça-feira enquanto descançava um pouco do trabalho, vendo meu twitter no celular, cliquei em atualizar e vi um twitt de Rafael Cortez (CQC - Band). Ele fazia a divulgação para um novo texto no blog dele (http://br.noticias.yahoo.com/blogs/rafael-cortez/), que falava da bienal do livro em São Paulo, da importância de Machado de Assis na literatura e o quanto ele o influenciou. Lendo a matéria do Cortez eu me toquei da importância que a gente dá para a enchorrada de besteira digital que a gente faz questão de ver todos os dias nas redes sociais... perdemos um tempo enorme vendo e absorvendo besteira no facebook. Curtindo, comentando, compartilhando tudo que a gente vê, compulsivamente! Pra terminar de lascar tudo, até na tv os programas de fim de semana são baseados nos vídeos e nas nótícias da web. Mas até aí a gente não pode esperar muito da Globo, Record e companhia. Aí esquecemos que tem algo além de internet e televisão... tem o livro! Não estou falando que a gente não tem que se divertir e ver besteira, nem acessar as resdes sociais ... acho que temos sim mas esquecemos um pouco da leitura, dos livros... Não estou falando só como objeto de informação mas sim de entretenimento, terapia, como qualquer coisa que você queira.


Quantos filmes que você já viu que é baseado em livros? E jogos? Séries? Tudo isso imaginado e narrado por alguém que concerteza quer compartilhar pelo menos um pouco de tudo que ele sentiu e viu. Muitos livros viraram grandes produções cinematográficas, mas nenhuma dessas se comparam com a história original do livro. Se você já leu algum livro que virou filme você já se pegou falando: - o livro é bem melhor. O livro te leva naturalmente... deixa sua mente correr livre na história... Quando  leio me sinto participante da história que estou lendo. Às vezes passivamente, com espectador, às vezes sou o protagonista e isso tudo eu sinto deitado na minha cama ou sentado na poltrona. As sensações que eu sinto são impossíveis de descrever. Quem lê sabe bem do que estou falando.

Pra muita gente é complicado se abituar com a leitura. Tem tudo muito fácil na tv e na net, fora o rítimo de nossas vidas. Tudo muito corrido. Falo isto porque já parei ler muitos livos na metade por não conseguir ler de tanto sono... Mas aproveitando a influência da escrita deste post e do texto de Rafael Cortez eu vou voltar a ler a trilogia que parei na metade! Alguém adivinha que trilogia estou falando? Virou filme... Monstros, magos...

Pra quem nunca leu um livro, experimente! Saia um pouco de tudo isso que você já conhece... o Facebook não vai fugir, muito menos a Globo. Viaje na história de um bom livro!

O ser humano que sabe ler acaba lendo sem perceber o dia todo. Tente ler apenas um parágrafo de um livro e veja se consegue parar instantaneamente...

Enfim... pare de ler essa merda, desligue o pc e vá ler um bom livro!

Abraço a todos e boa leitura!

Vale ressaltar que não estou criticando ninguém só relato meus pensamentos e me baseio em meus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário